Prova Raposa: Visitando o Mamma Júlia, um sobrevivente ao Pesadelo na Cozinha
Conheça mais sobre um dos restaurantes que resistiram ao olhar de Érick Jacquin
Texto por Ana Beatriz Ortega e Beatriz Felizardo
O restaurante Mamma Júlia, famoso após participar do programa Pesadelo na Cozinha, foi o primeiro destino do novo projeto da Vulpes, o “Prova Raposa”. A estreia será revisitando o estabelecimento marcado pela passagem do Érick Jacquin e que vem ganhando mais espaço nas redes sociais.
Créditos: YouTube Pesadelo na Cozinha
Mamma Júlia Restaurante
Localizado no Bixiga, no centro de São Paulo, Mamma Júlia nasceu do sonho do casal Álvaro, o famoso “Cachorrão”, e Juliana. O restaurante ganhou notoriedade ao aparecer na 3° temporada de Pesadelo na Cozinha, gravado em 2020. O programa expôs as dificuldades do casal, os inúmeros problemas na gestão e a falta de lucro.
Após a visita do chef Jacquin, diversas mudanças foram feitas. Só que pouco depois, veio a pandemia da Covid-19, quando o restaurante precisou fechar as portas e funcionar somente com marmitas.
Em 2022, o Mamma Júlia reabriu em um novo endereço na Rua Treze de Maio, coração do Bixiga, com ambiente reformado e cardápio “artesanal”, como o próprio Álvaro intitula, mantendo e aprimorando as sugestões do Jacquin, agora no comando da Chef Juliana, quem prepara as massas e os molhos.
Em entrevista para a Revista Vulpes, Álvaro, o Cachorrão, comentou sobre a mudança de endereço:
“Lá tínhamos somente as pessoas que assistiram na televisão; aqui, não. Aqui juntou os dois: têm tanto os clientes que assistiram na televisão, e tem muita gente que nem sabe da nossa história”.
Ele também garantiu a veracidade das gravações: “Foi tudo real, sofrido mesmo. Nada ali foi combinado”.
Pesadelo na Cozinha
Pesadelo na Cozinha é comandado pelo Chef Francês Erick Jacquin. Desde 2017, o programa exibido pela Band embarca nos bastidores de restaurantes em crise: má administração, cozinhas sujas, conflitos internos e até produtos vencidos fazem parte disso tudo. Mas qual o resultado? Um reality explosivo que mistura tensão, humor e talvez uma pitada de esperança.
Ao longo de quatro temporadas, o programa se tornou o queridinho pela audiência e viralizou nas redes sociais, com memes e momentos marcantes. Para Álvaro a experiência foi transformadora. “Gravar o Pesadelo na Cozinha mudou a nossa vida. Foi um divisor de águas”, diz.
Mais que um chef: um personagem nacional
Nascido em 1964 em Saint Amand Montrond, na França, Erick Jacquin formou-se em gastronomia ainda jovem. Construiu uma grande carreira profissional em cozinhas de alto nível até chegar no Brasil, em 1990, onde logo destacou-se pela sua culinária francesa.
Fundou o La Brasserie Erick Jacquin, que encontra-se fechado, mas conquistou clientes fiéis. Na TV, estreou como jurado do Masterchef Brasil na Band, onde se destacou com humor ácido e exigência técnica. Com seu sotaque único, expressões explosivas e um humor duvidoso, o Chef se tornou um dos rostos mais carismáticos – e temidos da televisão brasileira. O sucesso levou a comandar Pesadelo na Cozinha, onde as frases icônicas foram ditas: “isso aqui é horrível “ e “você é a vergonha da profissão”.
Créditos: YouTube Pesadelo na Cozinha
Atualmente, Jacquin é dono de diversos restaurantes em São Paulo, como o Steak Bife, Ça-Va e Ça-Va Café, todos com forte influência francesa. Fora das cozinhas, é casado com Rosângela Jacquin e pai de gêmeos, mostrando um lado sensível ao falar da família.