Outback: O famoso restaurante americano com estilo australiano

Outback: O famoso restaurante americano com estilo australiano

Rede americana inaugurada em 1988 que se inspirou na Austrália fez grande sucesso no Brasil. Saiba a razão da escolha do “país do canguru”

Texto por Ana Beatriz Ortega

Quatro amigos foram em busca de temas para criar um restaurante nos Estados Unidos e, em 1988, inauguraram a primeira casa do Outback em Tampa, na Flórida, com objetivo de trazer hospitalidade, qualidade e diversão aos seus clientes. Nos EUA, a rede não é tão “valorizada” como no Brasil, pois os americanos veem o restaurante como se fosse qualquer outro de estilo similar, mas aqui, no país tropical sem nada parecido, a franquia faz um enorme sucesso.

 Em 1997 inauguraram a primeira filial do Brasil, no Rio de Janeiro. Eles trouxeram a “casinha”, que recentemente reabriu ao público com uma estética sustentável, um cardápio exclusivo para essa unidade e um canguru feito com blocos de montar, contendo mais de 70 mil peças. A casa foi reinaugurada, agora com um novo conceito futurístico em busca de homenagear os 27 anos da marca no Brasil e trazer novas vivências a seus consumidores.

A rede é um sucesso para os brasileiros, que buscam ir ao restaurante para desfrutar a experiência proporcionada pelo Outback. As casas costumam ter grandes filas de espera. Aqui no Brasil, o local faz tanto sucesso que o maior restaurante do mundo é localizado no Shopping Center Norte.

INSPIRAÇÕES AUSTRALIANAS:

Caso você esteja se perguntando de onde veio a ideia de ter como inspiração um deserto, a resposta é essa: os quatro amigos assistiram um filme que estava em alta no ano, o “Crocodilo Dundee”. Lançado em 1986, o longa apresenta paisagens e a fauna australiana, que encantaram os americanos. Assim, o grupo se inspirou e teve a ideia de inovar e trazer algo diferente para o mercado: um restaurante americano, com estilo australiano.

O ambiente e a decoração remetem a Austrália. Muitos pratos têm nomes inspirados no território e na cultura local, como o Kookaburra, um famoso pássaro australiano, ou o Aussie Beef/Aussie Cheese, no qual “Aussie” é um termo usado para se referir aos nativos. Além disso, o restaurante se baseia em diversas outras características australianas: para área interna a decoração e ambientação rústica copiam as casas de campo do interior do país, também há a presença dos bumerangues e artes aborígenes que são representadas nas paredes para enfeitar o local. Por fim, tiveram ideia de reproduzir o pôr-do-sol do deserto do Outback, trazendo uma ambientação alaranjada no restaurante. 

Outra curiosidade é que o prato “Bloomin Onion” tem o formato inspirado em uma famosa flor australiana, a Waratah, que tem flores avermelhadas e geralmente floresce entre setembro e novembro. Raquel Paternesi, diretora sênior de Marketing, Vendas e Growth da Bloomin’ Brands diz que “o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura do país, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.” O restaurante também acaba fazendo com que os brasileiros conheçam um pouco da cultura australiana pelo Outback”. Um dos pontos que achamos interessante é que hoje muita gente aqui no Brasil conhece os símbolos da Austrália a partir do Outback.”, afirma ela.

“Nós temos orgulho de carregar essa identidade com a gente. Por exemplo, muitas vezes chamamos nossos clientes de ‘mates’, que é como os australianos chamam os seus amigos. Temos esse jeito ‘aussie’ de ser em nossas comunicações e no próprio dia a dia do restaurante”, conclui Raquel.

Ao visitar o restaurante, além de desfrutar de uma saborosa comida, é possível fazer uma pequena viagem ao país do canguru – Créditos: Divulgação Outback
Créditos: Divulgação Outback

O OUTBACK AUSTRALIANO:

Na Austrália, o Outback não é conhecido pelo restaurante e sim por seu conjunto desértico que se expande por quase todo o país. Somente 10% da população australiana vive na região do deserto, embora esse território seja a maior parte do território.

Apesar do Outback australiano não ser um local muito acolhedor, muitos turistas ainda buscam conhecer o destino. Com um solo grosso de areia avermelhada, uma vegetação rasteira, com rochas enormes e um céu que varia entre o azul piscina e um laranja intenso, como o próprio deserto, sua paisagem impressiona todos que visitam o local.

Para chegar nos desertos, você pode pegar um voo saindo de Melbourne ou Sydney até Alice Springs, a região central da Austrália. Quem gosta de aventuras pode optar por uma longa viagem, de carro ou ônibus, saindo de Adelaide e desfrutando uma paisagem deslumbrante. Também é possível aproveitar uma linda viagem com o “The Ghan”, um trem com serviços luxuosos que atravessa a Austrália do sul ao norte. Indo de Adelaide até Darwin, o passeio tem mais de 48 horas de duração, tendo lindas vistas ao longo de seu trajeto. Seja pelo restaurante, seja pelo deserto, o importante é que o Outback garante ótimas lembranças aos seus visitantes.

Deserto do Urulu na Austrália – créditos: Unsplash | foto por: Callum Parker
Foto da capa divulgação Outback
Edição por Lucas Cardamone, Lucas Gines e Mariana Lumy

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *