O que esperar de cada time nos playoffs da NFL?
Os playoffs da NFL estão batendo na porta! Saiba quais são os 14 times lutando para vencer o Super Bowl e como funciona a dinâmica da maior liga de futebol americano do mundo.
Texto por: Guilherme Brasil Abude
EXPECTATIVAS PARA OS PLAYOFFS
No dia 5 de janeiro chegou ao fim a temporada regular da NFL que contou com muitas surpresas, mas também com a consolidação de grandes atletas que marcaram o esporte.
A partir deste sábado, dia 11, todos os domingos se tornam dias de mata-mata para os fãs de futebol americano. E como cada um dos classificados chegam para a pós-temporada? Quem tem as maiores expectativas e de quem o torcedor deve esperar mais? Acompanhe a situação de cada um dos 14 participantes.

Divulgação/NFL Brasil
Conferência Americana (AFC)
- Kansas City Chiefs
Recorde: 15-2; Seed 1

Divulgação/Kansas City Chiefs
Os Chiefs, liderados por Patrick Mahomes, Travis Kelce e Andy Reid, tiveram o melhor aproveitamento de toda a NFL. Suas únicas derrotas vieram nas mãos do Buffalo Bills na semana 11 e para o Denver Broncos na semana 18, na qual jogou com o time reserva.
Além disso, Kansas City é o atual bicampeão e formou uma dinastia, vencendo 3 títulos nos últimos 5 anos. O time folga na primeira rodada e os jogadores foram poupados na última semana, dando mais tempo para os titulares descansarem. Imprescindível dizer que eles são os favoritos para vencer o Super Bowl.
Com uma defesa talentosa e uma ataque eficiente, vai ser ainda mais difícil parar os atuais campeões, que jogam no temido Arrowhead Stadium, a sua casa. Mahomes, especialmente, é conhecido por suas performances que beiram a perfeição nos playoffs.
O ponto fraco da equipe nesta temporada tem sido o ataque que, apesar de eficaz, terminou a temporada sendo um dos únicos 3 times a não marcar 30 ou mais pontos em uma partida. O único jeito de superar os Chiefs no frio de Kansas é tendo um ataque forte o suficiente para manter Mahomes o menor tempo possível dentro de campo, além de uma defesa capaz de delimitá-lo e forçar turnovers.
- Buffalo Bills
Recorde: 13-4; Seed 2

Divulgação/Buffalo Bills
Os Bills são uma das equipes mais temidas da NFL e foram os únicos capazes de vencer os Chiefs com seus titulares. O time de Buffalo também venceu o segundo melhor time da temporada, o Detroit Lions.
A grande arma dos Bills é o quarterback (QB) Josh Allen, forte candidato ao MVP. O ataque da equipe é dinâmico e muito difícil de conter, já que Allen é considerado um mestre do improviso com o braço forte ou correndo com a bola.
A defesa é outro ponto forte, capaz de forçar muitos turnovers e dominar os adversários, ambos extremamente necessários para vencer na pós-temporada. O Buffalo Bills jogará todos os jogos em casa, a menos que enfrente os Chiefs, o que lhes oferece uma grande vantagem devido ao clima de frio intenso e uma torcida hostil.
A kriptonita, entretanto, tem sido a falta de sucesso na pós-temporada e os “apagões” repentinos. Os Bills não vencem uma final de conferência desde 1996 e, talvez, esse seja o ano de afastar o retrospecto negativo.
- Baltimore Ravens
Recorde: 12-5; Seed 3

Divulgação/Baltimore Ravens
Os Ravens estão em uma situação parecida com a dos Bills. Um QB candidato ao MVP, um dos melhores ataques da liga composto por Derrick Henry e Lamar Jackson, mas também apresenta pouco sucesso em playoffs, apesar de já ter sido seed 1 algumas vezes. As vitórias sobre Bills, Steelers e Bengals marcaram os grandes momentos da temporada, porém, mesmo que Jacksom ganhe o seu terceiro MVP, nada vai satisfazer os fãs a não ser uma boa pós-temporada.
Outro problema de Baltimore está no lado defensivo. Mesmo tendo uma das melhores defesas contra a corrida, a equipe apresenta uma das cinco piores unidades contra o passe, fraqueza que pode fazer a diferença. Além disso, os Ravens têm tido problemas com seu kicker Justin Tucker. Amplamente considerado um dos maiores da história, Tucker já errou mais em 2024 do que em qualquer outro ano de sua carreira e custou alguns jogos para Baltimore esse ano.
- Houston Texans
Recorde: 10-7; Seed 4

Divulgação/Houston Texans
Os Texans tinham grandes expectativas antes do início da temporada após surpreenderem em 2023, quando venceram um jogo de playoffs. Entretanto, a equipe de Houston não correspondeu e, graças a divisão fraca, garantiu o acesso antecipado para a pós-temporada.
A principal narrativa dos Texans na temporada tem sido a ausência de vitórias significativas: só venceu três times com recorde positivo na temporada, e deles, apenas os Bills estão na pós-temporada.
O ataque sofre com muitas lesões no corpo de wide receivers (WRs) como Stefon Diggs e Tank Dell. A linha ofensiva é outra preocupação, já que o CJ Stroud é segundo QB com mais sacks tomados na temporada. Já a defesa e time de especialistas tem sido os pontos fortes do Texans. O kicker Ka\’imi Fairbairn tem um dos melhores aproveitamentos da liga, enquanto a defesa acumula muitos sacks e está no topo dos rankings.
Basta ver se os Texans conseguem reverter o tom da temporada e vencer grandes jogos quando mais importa.
- Los Angeles Chargers
Recorde: 11-6; Seed 5

Divulgação/Los Angeles Chargers
Os Chargers retornam aos playoffs após dois anos de sua última aparição. Naquela ocasião, o time desperdiçou uma das maiores lideranças da história ao perder após liderar por 27 a 0. Com um novo técnico e buscando sair de um ano ruim em 2023, eles surpreenderam com a defesa que permite a menor quantidade de pontos por jogo na liga.
Justin Herbert tem sido um dos melhores QBs da NFL e, pareado com um bom ataque terrestre, o ataque só fez evoluir, apesar de ainda sofrer com drops.
O time garantiu a vaga antes da semana 18 e os titulares vêm descansados para a semana de Wild Card. Entretanto, o ataque tem tido jogos muito abaixo contra as boas defesas, a saúde frágil de Herbert também é algo a se considerar. O ataque também é muito simples, o que pode ser um problema. A defesa tem sido quase impecável, mas sofreu com screens e corridas.
- Pittsburgh Steelers
Recorde: 10-7; Seed 6

Divulgação/Pittsburgh Steelers
Diferente dos Texans, os Steelers superaram expectativas nesta temporada. Com uma mescla de QBs, o técnico Mike Tomlin atingiu mais de 10 vitórias pela primeira vez desde 2020.A equipe vem de uma sequência árdua, enfrentando Eagles, Chiefs, Ravens e Bengals. O recorde negativo de 0-4 nessas partidas fez o Steelers perder a liderança da AFC Norte para o rival Ravens.
A defesa é a grande razão do sucesso da equipe. Ela é a melhor da liga e, liderada por nomes como TJ Watt, Cameron Heyward e Alex Highsmith, foi a que mais causou turnovers na temporada regular. Já o ataque, por sua vez, liderado por Russell Wilson, é o calcanhar de aquiles do Steelers. A unidade ofensiva é eficiente e utiliza muita corrida, aliado a passes em profundidade, mas tem sido o problema quando enfrentou times com defesas fortes.
Os Steelers podem ir longe na pós-temporada, mas precisam da ajuda do veterano Russell Wilson e de consistência no ataque. Além disso, a defesa tem regredido substancialmente e pode não oferecer a resistência esperada.
- Denver Broncos
Recorde: 10-6; Seed 7

Divulgação/Denver Broncos
Os Broncos são uma das maiores surpresas da temporada. A equipe não se classificava para os playoffs desde 2015, quando venceram o Super Bowl, mas o QB novato Bo Nix e o técnico Sean Payton formam uma aliança formidável para as defesas adversárias. O ataque se mostrou capaz de vencer jogos com muitos pontos. A defesa não fica muito atrás com dois nomes muito fortes para o prêmio de defensor do ano: o cornerback Patrick Surtain II e o linebacker Nick Bonito.
O Denver Broncos tem sido capaz de vencer jogos apertados, mas também perdeu partidas acessíveis que teriam ajudado bastante a equipe. O ataque é bastante simples e foca muito em screens para poder forçar passes longos. A falta de complexidade pode ser uma chave para limitá-lo.Além disso, Bo Nix ainda é um calouro e boa parte da equipe não tem experiência na pós-temporada, o que também pode custar muito caro para Denver.
Conferência Nacional (NFC)
- Detroit Lions
Recorde: 15-2; Seed 1

Divulgação/Detroit Lions
O Detroit Lions é uma das franquias que mais enfrentou dificuldades na história da NFL. Até 2023, a última vitória dos Lions havia sido em 1991 e eles também são a franquia mais velha da liga a nunca jogar um Super Bowl. Após uma eliminação brutal na final da conferência na mão dos 49ers ano passado, os Lions vem com tudo para tentar conquistar o Vince Lombardi.
O time de Michigan tem o melhor ataque da liga em pontos marcados e a sua criatividade é a maior razão disso. Liderados por Jared Goff, a melhor linha ofensiva da liga e o melhor técnico de ataque da NFL, apenas duas equipes foram capazes de superá-los na temporada regular (Buccaneers e Bills). A defesa é mais um ponto forte dos Lions. Ela pressiona muito o time adversário e força bastante turnovers, além de ter peças importantes em todas as partes da unidade.
O preocupante para Detroit são as inúmeras lesões, já que são a equipe com mais jogadores afastados do campo na NFL. A maioria dos desfalques são na parte defensiva com destaque para Aidan Hutchinson, Carlton Davis III e David Montgomery no ataque. Apenas Montgomery deve jogar ainda nesta temporada.
- Philadelphia Eagles
Recorde: 14-3; Seed 2

Divulgação/Philadelphia Eagles
Os Eagles vem de duas temporadas de playoff: uma na qual perderam o Super Bowl para o Kansas City Chiefs em 2022 e outra em que deram uma surra no Wild Card para os Buccaneers no ano passado. Philadelphia venceu um de seus últimos sete jogos e desmoronou em 2023 e, após um início lento em 2024, parecia que o time não ia muito longe.
Os Eagles venceram 11 dos últimos 12 jogos com titulares — já que jogaram com a equipe reserva na semana 18— nesta temporada regular e estavam a apenas um jogo de conseguir a folga na primeira rodada. O time da Pensilvânia atingiu esse feito apesar de novos técnicos auxiliares e muitos atletas novos.
O ataque com Saquon Barkley (líder da liga em jardas terrestres), AJ Brown, Devonta Smith e Dallas Goedert— os últimos dois são dúvida para o Wild Card— formam uma das melhores unidades ofensivas da liga. A defesa, que consta com duas estrelas novatas em Quinyon Mitchell e Cooper Dejean, também dá muito trabalho aos adversários.
Ainda assim, uma falha recorrente que a equipe tem apresentado em suas derrotas é a incapacidade de fechar jogos. Os Eagles sofreram bastante com viradas nos últimos dois minutos dos jogos e, em jogo único, pode ser que faça a diferença.
- Tampa Bay Buccaneers
Recorde: 10-7; Seed 3

Divulgação/Tampa Bay Buccaneers
Os Buccaneers são um time . Apesar de não ter o melhor dos recordes, venceu Lions e Eagles e conseguiu vencer 6 dos últimos 7 jogos para tomar a divisão sul da NFC.
Apesar de não ter mais o WR Chris Godwin pelo restante do ano, a equipe é conhecida por sua resiliência e competitividade, superando expectativas temporada após temporada.
O ataque é comandado pelos veteranos Baker Mayfield, Mike Evans e o novato Bucky Irving. Os três compõem um dos melhores trios ofensivos da liga.A defesa, entretanto, tem tido oscilações. Ela atua bem dentro de casa, o que favorece a seed 3, mas é uma das piores da liga fora de casa.
Os Buccaneers devem jogar jogos fora de casa nos playoffs e essa fraqueza pode ser muito explorada pelos adversários.
- Los Angeles Rams
Recorde: 10-7; Seed 4

Divulgação/Los Angeles Rams
Campeões em 2021, os Rams tem oscilado bastante desde então. Foram duas idas aos playoffs em 3 anos, mas em todas as temporadas houve momentos nos quais o time esteve abaixo do esperado.
Assim como os Buccaneers, a equipe da Califórnia foi resiliente e terminou a temporada em uma boa sequência.
Ainda que Matthew Stafford não esteja em seu auge, a experiência de um veterano campeão do Super Bowl pode fazer a diferença na pós-temporada. Puka Nacua, Cooper Kupp e Kyren Williams complementam o ataque.
A defesa é o calcanhar de aquiles da equipe. A secundária é uma das piores unidades da liga, mesmo tendo alguns bons momentos. A melhor parte da defesa é o pass rush, liderado por dois novatos e uma jovem estrela.
Os Rams são um time traiçoeiro e provaram que sabem vencer contra bons times. Enfrentá-los significa um jogo bastante equilibrado.
- Minnesota Vikings
Recorde: 14-3; Seed 5

Divulgação/Minnesota Vikings
Mesmo sem um QB definido antes da temporada e com a aposta em um novo técnico de defesa além de um elenco imerso em lesões, nada disso foi capaz de segurar o Minnesota Vikings em 2024. Após a lesão do QB novato escolhido no draft, tiveram que rolar o dado em Sam Darnold, um jogador que ainda não havia se provado na liga.
Para a surpresa de todos, Darnold teve a sua melhor temporada e chegou a disputar o prêmio de jogador mais valioso. Com a ajuda de Justin Jefferson, Jordan Addison e Aaron Jones, o QB montou um dos ataques mais formidáveis da NFL com uma média de 27 pontos por jogo.
A defesa foi outra surpresa para Minnesota. Comandada pelo novo coordenador Brian Flores, a equipe possui uma das melhores unidades defensivas de toda a liga, pressionando bastante o QB adversário e a segunda com mais turnovers forçados. Entretanto, a insistência na blitz é uma fragilidade caso a pressão não chegue no QB, como foi o caso das suas três derrotas na temporada.
Os Vikings são o melhor time em aproveitamento a jogar o Wild Card na história da liga, mas fecharam a temporada regular desperdiçando a oportunidade de conseguir a seed 1 da NFC após uma derrota humilhante para os Lions.
Vencer os Vikings é uma tarefa árdua, porém todas as duas equipes que conseguiram o feito estão nos playoffs. Agora o time de Minnesota precisa esquecer o último jogo da temporada e focar na revanche contra os Rams no Wild Card.
- Washington Commanders
Recorde: 12-5; Seed 6

Divulgação/Washington Commanders
Os Commanders são outra grande surpresa desta temporada. Eles foram o segundo pior time em 2023, mas uma nova comissão técnica, uma estrela no QB calouro Jayden Daniels e um elenco inteiramente reformado trouxeram a equipe de volta à relevância, já que não vencem um jogo na pós-temporada a vinte anos.
O ataque é explosivo. Jayden Daniels traz perigo com um braço forte e pernas ágeis, além da grande arma em Terry McLaurin e o veterano Zach Ertz. Os Commanders atingiram 30 ou mais pontos em metade dos seus jogos. A defesa faz seu trabalho muito bem, liderado pelo veterano Bobby Wagner e pelo calouro Mike Sainristil, que têm feito o suficiente para vencer jogos.
Os Commanders ganharam partidas de todas as formas nesta temporada. Seja com touchdown na última jogada, vencendo sem entrar na endzone, amassando os adversários ou de virada, o time de Washington ficou famoso por sua resiliência.
Porém, houve ocasiões nas quais a equipe jogou abaixo do comum, como quando limitado por um bom jogo do adversário ou quando houve a demora para fazer os ajustes necessários durante a partida, exemplificado nas partidas contra Eagles e Buccaneers. A inexperiência dos Commanders e a nova comissão técnica podem deixar a desejar nos playoffs.
- Green Bay Packers
Recorde: 11-6; Seed 7

Green Bay Packers
Assim como no ano passado, os Packers garantiram a última vaga dos playoffs da NFC. Em 2023, a equipe foi a primeira seed 7 a vencer um seed 2 na história e gerou muito trabalho antes de cair para os 49ers na Divisional Round. Esse ano, os Packers vem com tudo para buscar um resultado diferente.
O ataque é bastante equilibrado. Josh Jacobs é um dos melhores da liga correndo com a bola e o braço forte de Jordan Love sempre é algo a ser considerado. O trio de WRs é um dos mais produtivos da liga, apesar de não haver um grande nome. Vale ressaltar que Christian Watson está fora da temporada após romper o ligamento do joelho. A unidade ofensiva faz de tudo muito bem e é um verdadeiro pesadelo aos adversários.
A defesa caminha por uma linha mais tênue. É uma das melhores da liga roubando a bola do adversário, mas tem uma secundária e um meio do campo frágil, o que pode ser bastante explorado pelas outras equipes. Grande destaque da defesa é o safety Xavier McKinney e o cornerback Jaire Alexander, que está na lista de machucados e não vai jogar os playoffs.
Jogando na divisão mais forte da história da NFL, os Packers enfrentaram Lions e Vikings duas vezes cada e saiu sem nenhuma vitória nesses confrontos. Já fora da divisão, a equipe perdeu somente uma partida, para os Eagles na semana 1. Os Packers venceram muitos times fracos ao longo da temporada, o que pode ser preocupante ao chegar nos playoffs.
A maior fraqueza que faz Green Bay não ir fundo nos playoffs é justamente uma de suas peças mais importantes: o QB Jordan Love. Apesar de ter um braço forte e um atleticismo enorme, sua tomada de decisão é, muitas vezes, equivocada e errática, entregando a bola para o adversário mais vezes do que deveria. Tal imprudência pode ser um ponto chave para um fracasso na pós-temporada.
CONFRONTOS DO WILD CARD:
AFC
Los Angeles Chargers x Houston Texans 18:30 (horário de Brasília) 11/01
Pittsburgh Steelers x Baltimore Ravens 22:00 (horário de Brasília) 11/01
Denver Broncos x Buffalo Bills
15:00 (horário de Brasília) 12/01
NFC
Green Bay Packers x Philadelphia Eagles
18:30 (horário de Brasília) 12/01
Washington Commanders x Tampa Bay Buccaneers
22:00 (horário de Brasília) 12/01
Minnesota Vikings x Los Angeles Rams
22:00 (horário de Brasília) 13/01
