“Não me diga mentirinhas, dói demais”: as 4 melhores mentiras do futebol brasileiro

“Não me diga mentirinhas, dói demais”: as 4 melhores mentiras do futebol brasileiro

Algumas histórias no futebol brasileiro parecem piada, mas aconteceram de verdade. Relembre as mentiras que enganaram torcedores e marcaram época

Por Isabela Torquato

No dia 1 de abril, “comemoramos” o Dia da Mentira e no futebol brasileiro já aconteceram diversos momentos que foram de mentira, mas que não deixaram de fazer história. Hoje, a Vulpes te lembra algumas dessas farsas, que foram longe demais e furaram a bolha.

Sequestro do Somália

Poucas mentiras foram tão absurdas quanto a do Somália. 

Em 2011, o jogador do Botafogo afirmou ter sido vítima de um sequestro relâmpago. Disse que um homem armado o abordou, levou dinheiro e joias. A história, no entanto, não convenceu a Polícia Militar do Rio de Janeiro.

As investigações revelaram que tudo foi uma invenção para evitar uma multa do clube por atraso no treino. Naquela época, havia uma multa de 40% do salário para jogadores que faltassem. O golpe foi desmascarado pelas câmeras do prédio onde ele morava, que mostraram que, na verdade, Somália nunca saiu de casa no horário alegado. 

No final, Somália foi advertido pelo clube e também condenado a pagar R$22 mil destinados a vítimas de deslizamentos de terra por conta das fortes chuvas de verão no Rio de Janeiro.

Vítor Pereira e a sogra

Vítor Pereira em coletiva de imprensa, por Богдан Заяц

Foi assim que ele virou persona non-grata no Timão: usando a sogra como bode expiatório. 

O ex-treinador do Corinthians, Vítor Pereira, saiu do clube no fim de 2022 alegando que precisava voltar para Portugal para cuidar da sogra doente. Com voz emocionada, disse que não assumiria outro time tão cedo. Mas a comoção durou pouco: dias depois, ele foi anunciado como novo técnico do Flamengo.

A mudança repentina causou revolta entre os corintianos, que se sentiram enganados. Posteriormente, VP admitiu que foi seduzido pelo projeto do Flamengo. Mas a justificativa não colou, porque o técnico não é bem visto até hoje pelos torcedores e funcionários do clube.

Drogba no Corinthians

Houve muitos rumores que me ligavam a uma transferência para o Corinthians, mas era importante para mim falar com o Sr. Roberto de Andrade, o Presidente da equipe, o que fiz hoje.
Expliquei-lhe que, apesar de me sentir muito honrado com o interesse que demonstram em mim, não me parece que seja a melhor opção para mim neste momento.
Gostaria de agradecer ao clube e a todos os adeptos corintianos pelas mensagens e desejar a todos muito sucesso para a nova época.

Tradução da mensagem de Didier Drogba

Drogba, na verdade, assinou com o Phoenix Rising, dos Estados Unidos, onde se tornou co-proprietário. O ex-presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, garantiu que as negociações existiram, mas a novela terminou sem final feliz para a Fiel torcida, que ficou somente com uma mensagem de agradecimento do jogador.

Ronaldinho Gaúcho de volta ao Grêmio

Caixa de som sendo retirada do Estádio Olímpico (Foto: Mariana Kneipp/Reprodução: GE)

“Eu gosto tanto do Grêmio que, se fosse sempre assim, estádio sempre cheio, a torcida sempre apoiando, eu jogava de graça” foi o que disse Ronaldinho, em 1999.

Em 2011, na volta do jogador ao Brasil, o coração gremista não bateu tão forte. O clube chegou a preparar uma festa no Estádio Olímpico, confiante no retorno do craque. No fim, quem levou o Bruxo foi o Flamengo. O episódio das caixas de som no gramado, preparadas para sua chegada, virou um dos momentos mais constrangedores da história gremista.

Bônus: mentira para alguns e verdade para outros

O Palmeiras e o Mundial de Clubes

Sim, a Fifa já chamou o Palmeiras de campeão mundial, pela Copa Rio de 1951, mas nunca de forma oficial.

Ou seja, por mais que a torcida palmeirense reivindique o título, a discussão continua em aberto — e o debate, acirrado.

São Paulo rebaixado no Campeonato Paulista

Muita gente acredita que o São Paulo caiu para a segunda divisão do Campeonato Paulista em 1990. Mas a verdade é que, naquele ano, o regulamento não previa rebaixamento. O Tricolor jogou o módulo amarelo no ano seguinte e acabou campeão estadual.

Flamengo rebaixado no Campeonato Carioca

Outro mito é o rebaixamento do Flamengo no Campeonato Carioca de 1933. É verdade, o time terminou na última colocação, mas, assim como no caso do São Paulo, o regulamento da época não previa descenso. A lenda persiste, mas a realidade é que o Mengão nunca caiu no estadual.

Edição por Mariana Lumy e Lucas Gines

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima