Descubra mais sobre o The Game Awards, a premiação de gala do mundo dos jogos que acontece no dia 12 de dezembro.
Texto por Rodrigo Bonini
E o prêmio de melhor do ano vai para… um jogo! Pois é, não estamos falando de Emmy, Grammy ou do simpático carequinha dourado, o Oscar, mas sim sobre o The Game Awards, um dos principais eventos no mundo dos games! O evento reúne os grandes lançamentos anuais, para definir nesse dia 12 qual terá a honra de ser chamado de “jogo do ano” como os vencedores de 2017, The Legend of Zelda: Breath of The Wild, de 2020 The Last of Us Part II e de 2023 Baldur’s Gate 3.
Com seu início em 2014 e ocorrendo anualmente em Los Angeles, Califórnia, a premiação veio ocupar o vácuo após o cancelamento do Video Game Awards (VGA). O VGA era, antigamente, o referencial de excelência nos jogos e foi televisionado pela SpikeTV de 2003 a 2013, mas teve problemas para encontrar popularidade já que tratava seu público alvo e o universo dos games de maneira estereotipada e sexista. Em 2010, o jornalista americano de videogame Jeff Green criticou o evento: “existem tantas pessoas que amam jogos, tanto homens quanto mulheres. Então, quando seu programa não é direcionado a eles, você está insultando e alienando todos nós que gostaríamos de participar e aproveitar a ocorrência“. Desde então, o The Game Awards tem sido a principal referência nesse tipo de evento e vê o número de espectadores aumentar a cada edição.
No primeiro ano, um público de 1.9 milhão assistiu ao show. O número é alto, mas não chega perto do alcançado em 2023, quando mais de 118 milhões de pessoas apareceram para ver qual seria o melhor jogo. O aumento pode ser explicado pelo fato do evento não estar ligado a nenhum veículo de comunicação específico e ser transmitido por lives nas redes Twitch, Youtube, Instagram, TikTok, Facebook e X.
Fora isso, o crescimento da audiência também está relacionado à popularidade que os jogos têm ganhado entre o público geral. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2024, desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e ESPM, dos 13.360 entrevistados, 73,9% afirmam ter o hábito de jogar videogame.
Muitos dos telespectadores não estão interessados nos prêmios, mas sim nos trailers que são exibidos durante a noite. Devido à toda atenção em torno do evento, as principais indústrias de games – Microsoft, Nintendo e Playstation – costumam anunciar as próximas grandes atrações e prováveis concorrentes do próximo ano para a alegria e entusiasmo dos fãs.
Audiência do The Game Awards com o passar dos anos. Gráfico por Rodrigo Bonini
PLAYER ONE:
E quem é a figura por trás desse evento tão importante? Geoff Keighley é um jornalista canadense apaixonado desde cedo por jogos e por todo o potencial que a mídia oferece. Os pais dele trabalhavam na IMAX, indústria que produz um formato de filme reconhecido por sua resolução de imagens, então não era incomum Geoff acompanhar seus pais em grandes eventos e premiações da indústria cinematográfica. Essas visitas acabaram criando em Geoff um fascínio por esse tipo de produção.
Ao crescer decidiu se tornar um jornalista de videogames na década de 2000, época em que os jogos eletrônicos se tornaram mais fáceis de se encontrar nas casas do mundo inteiro. Com o tempo, foi ganhando respeito e chegou a conhecer grandes figuras da indústria, como o criador de Metal Gear, Hideo Kojima, e também a apresentar o VGA quando o programa ainda existia.
Após o fim do VGA, Geoff se esforçou para garantir que uma nova grande premiação fosse criada, uma que tratasse os jogos com a mesma admiração e estima que ele. Então, decidiu investir 1 milhão de dólares do próprio bolso e pedir ajuda para que conhecidos seus contribuíssem com o projeto que havia planejado.
Geoff Keighley, o chefão do The Game Awards / Reprodução: Instagram pessoal
Quando foi questionado em um A.M.A (Me pergunte qualquer coisa) no Reddit sobre as expectativas para o futuro do evento, ele respondeu: “Eu espero que daqui a 10, 20 ou 30 anos, o show seja a maior premiação do mundo. Eu acho que vamos chegar lá… Esse é o meu objetivo final: colocar os jogos na posição de mídia de entretenimento mais importante do mundo. Isso seria muito legal porque quando eu comecei a amar os jogos, as pessoas me achavam esquisito”.
BUGS E GLITCHES:
Por mais reconhecida que seja a cerimônia, ela não escapa de críticas e problemas. A principal reclamação da audiência está no excesso de anúncios que aparecem durante a noite, a ponto do show se assemelhar mais com uma gigantesca propaganda.
O ritmo desordenado do evento é outro estorvo. Não é difícil ver alguém receber um prêmio, subir até o palco para dar seu discurso e acabar sendo levado de volta ao seu assento antes mesmo de abrir a boca, enquanto outros acabam falando por vários minutos, como o discurso que Christopher Judge deu em 2022 após receber o prêmio por sua atuação como o personagem Kratos em God of War Ragnarök.
Outro ponto que é necessário lembrar é o fato de o The Game Awards não ser a única premiação desse tipo. A importância dada ao evento está associada à sua facilidade de acesso, mas prêmios como o BAFTA Games Award e o Golden Joystick Awards possuem o mesmo status e reconhecimento de público e crítica.
E é claro que o evento não escapa de gafes e problemas que podem ocorrer ao vivo, como a que houve no prêmio de Melhor Jogo do Ano de 2022. Depois de anunciar o grande vencedor, a equipe por trás de Elden Ring subiu ao palco para agradecer e dar seus depoimentos, mas entre eles estava um garoto desconhecido que deu uma declaração bem bizarra, confira.
CHOOSE YOUR CHARACTER:
Mas afinal, como funciona a competição? Os ganhadores são decididos por meio dos votos de um comitê de jurados e também com a ajuda do público. É isso mesmo que acabou de ler, você pode alterar a história igual a um jogo de narrativa! O peso da decisão final cabe 90% ao comitê e 10% aos votos populares. Para fazer sua escolha basta entrar no site e decidir quem foi o melhor.
A Vulpes preparou a lista com os candidatos de cada categoria e também uma pequena sinopse dos jogos que estão disputando o maior prêmio da noite, vamos conferir?
Jogo do Ano
- Astro Bot Uma comemoração de toda a história do Playstation, Astro Bot retorna às raízes da empresa com os jogos de plataforma centrados em um personagem carismático. Com centenas de referências e horas de diversão, Astro Bot veio mostrar para que veio.
Desenvolvedora(s): Team Asobi / Plataformas: PlayStation 5.
- Balatro Sendo um representante indie em meio às grandes empresas, Balatro é um jogo de cartas viciante e inovador. A ideia é criar um baralho próprio para jogar um pôquer diferenciado e descobrir com o tempo combinações de cartas cada vez mais ridículas e poderosas.
Desenvolvedora(s): LocalThunk /Plataformas: Android, iOS, macOS, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One e Xbox Series X/S. - Black Myth: Wukong Embarque em um mundo inspirado na mitologia chinesa e na lenda da Jornada ao Oeste, lutando contra criaturas fabulosas nesse soulslike (jogo conhecido por sua dificuldade e inspirado nas mecânicas da franquia Dark Souls, desenvolvida pela From Software) com excelentes gráficos e apresentação.
Desenvolvedora(s): Game Science / Plataformas: PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S. - Elden Ring Shadow of the Erdtree Esse aqui é um caso curioso que até gerou uma certa polêmica. O jogo se trata de uma DLC do título Elden Ring, vencedor do prêmio de Jogo do Ano em 2022. Embora Shadow of the Erdtree tenha um conteúdo extenso a ponto de parecer um ơtulo novo e um combate tão bom quanto o jogo original, muitos se questionam se DLCs poderiam participar dessa categoria.
Desenvolvedora(s): FromSoŌware / Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One e Xbox Series X/S. - Final Fantasy VII Rebirth Rebirth é uma sequência do jogo de 2020 Final Fantasy VII Remake. A história situa os jogadores no mundo de Final Fantasy de forma maestral e a ação em tempo real que une elementos de RPG de uma maneira dinâmica faz desse outro forte candidato da lista.
Desenvolvedora(s): Square Enix /Plataformas: PlayStation 5. - Metaphor: ReFantazio Dos mesmos desenvolvedores da série de jogos Persona, esse RPG mistura ação com escolhas e relações sociais, trazendo uma forte imersão que acaba fazendo com que você se conecte com o elenco variado de personagens que vai encontrar durante a aventura.
Desenvolvedora(s): Studio Zero e Atlus / Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S.
Melhor Direção de Jogo
- Astro Bot
- Balatro
- Black Myth: Wukong
- Elden Ring Shadow of the Erdtree
- Final Fantasy VII Rebirth
- Metaphor: ReFantazio
Melhor Narrativa
- Final Fantasy VII Rebirth
- Like a Dragon: Infinite Wealth
- Metaphor: ReFantanzio
- Senua’s Saga: Hellblade II
- Silent Hill 2
Melhor Direção de Arte
- Astro Bot
- Black Myth: Wukong
- Elden Ring Shadow of the Erdtree
- Metaphor: ReFantazio
- Neva
Melhor Trilha e Música
- Astro Bot
- Final Fantasy VII Rebirth
- Metaphor: ReFantazio
- Silent Hill 2
- Stellar Blade
Melhor Design de Áudio
- Astro Bot
- Call of Duty: Black Ops 6
- Final Fantasy VII Rebirth
- Senua’s Saga: Hellblade 2
- Silent Hill 2
Melhor Performance
- Hannah Telle, Life is Strange: DoubleExposure
- Briana White, Final Fantasy VII Rebirth
- Humberly González, Star Wars Outlaws
- Luke Roberts, Silent Hill 2
- Melina Juergens, Senua’s Saga: Hellblade 2
Inovação em Acessibilidade
- Call of Duty: Black Ops 6
- Diablo IV
- Dragon Age: The Veilguard
- Prince of Persia: The Lost Crown
- Star Wars Outlaws
Jogos Que Trazem Impacto
- Closer the Distance
- Indika
- Neva
- Life is Strange: Double Exposure
- Senua’s Saga: Hellblade II
- Tales of Kenzera: Zau
Melhor Jogo em Andamento
- Destiny 2
- Diablo IV
- Final Fantasy XIV
- Fortnite
- Helldivers 2
Melhor Suporte de Comunidade
- Baldur’s Gate 3
- Final Fantasy XIV
- Fortnite
- Helldivers 2
- No Man’s Sky
Melhor Jogo Independente
- Animal Well
- Balatro
- Lorelei and the Laser Eyes
- Neva
- UFO 50
Melhor Estréia de no Mercado de Jogos Independentes
- Balatro
- Animal Well
- Manor Lords
- Pacific Drive
- The Plucky Squire
Melhor Jogo de Celular
- AFK Journey
- Balatro
- Pokémon Trading Card Game Pocket
- Wuthering Waves
- Zenless Zone Zero
Melhor Jogo de VR/AR
- Arizona Sunshine Remake
- Asgard’s Wrath 2
- Batman: Arkham Shadow
- Metal: Hellsinger VR
- Metro Awakening
Melhor Jogo de Ação
- Black Myth: Wukong
- Call of Duty: Black Ops 6
- Helldivers 2
- Stellar Blade
- Warhammer 40,000: Space Marine 2
Melhor Jogo de Ação/Aventura
- ASTRO BOT
- Prince of Persia: The Lost Crown
- Silent Hill 2
- Star Wars Outlaws
- The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
Melhor RPG
- Dragon’s Dogma 2
- Elden Ring Shadow of the Erdtree
- Final Fantasy VII Rebirth
- Like a Dragon: Infinite Wealth
- Metaphor: ReFantazio
Melhor Jogo De Luta
- Granblue Fantasy Versus: Rising (Arc System Works/Cygames)
- Dragon Ball: Sparking! ZERO (Spike ChunsoŌ/Bandai Namco)
- Marvel vs Capcom Fighting Collection: Arcade Classics (Capcom)
- MultiVersus (Player First Games/WB Games)
- Tekken 8 (Bandai Namco)
Melhor Jogo Familiar
- Princess Peach: Showtime!
- Astro Bot
- Super Mario Party Jamboree
- The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
- The Plucky Squire
Melhor Jogo de Simulação/Estratégia
- Frostpunk 2 (11 Bit Studios)
- Age of Mythology: Retold (World’s Edge/ForgoƩen Empires/Xbox Game Studios)
- Kunitsu-Gami: Path of the Goddess (Capcom)
- Manor Lords (Slavic Magic/Hooded Horse)
- Unicorn Overlord (Vanillaware/Sega/Atlus)
Melhor Jogo de Esporte/Corrida
- F1 24
- EA Sports FC 25
- NBA 2K25
- Top Spin 2K25
- WWE 2K24
Melhor Jogo Multiplayer
- Call of Duty: Black Ops 6
- Helldivers 2
- Super Mario Party Jamboree
- Tekken 8
- Warhammer 40K: Space Marine 2 Melhor Adaptação
- Arcane
- Fallout
- Knuckles
- Like a Dragon: Yakuza
- Tomb Raider: The Legend of Lara CroŌ Jogo Mais Antecipado
- Death Stranding 2: On the Beach
- Ghost of Yotei
- Grand TheŌ Auto VI
- Metroid Prime 4: Beyond
- Monster Hunter Wilds
Criador de Conteúdo do Ano
- CaseOh
- IlloJuan
- Techno Gamerz
- TypicalGamer
- Usada Pekora
Melhor Jogo de E-Sports
- DOTA 2
- Counter-Strike 2
- League of Legends
- Mobile Legends: Bang Bang
- Valorant
Melhor Atleta de E-Sports
- 33 – Neta Shapira
- Aleksib – Aleksi Virolainen
- Chovy – Jeong Ji-hoon
- Faker – Lee Sang-hyeok
- ZyWoO – Mathieu Herbaut
- ZmjjKk – Zheng Yongkang
Melhor Equipe de E-Sports
- Bilibili Gaming (League of Legends)
- Gen.G (League of Legends)
- NAVI (Counter-Strike)
- T1 (League of Legends)
- Team Liquid (DOTA 2)