A Supercopa do Brasil Feminina vai começar! Entenda a competição:
A Supercopa do Brasil de Futebol Feminino começa hoje, dia 7 de março e tem a final marcada para o dia 16 do mesmo mês.
Por Jonas Karp
A primeira competição do ano no calendário feminino tem o mesmo nome que o torneio masculino, mas com ideias diferentes. A principal delas é o campeonato não ser decidido em um único jogo, com o campeão do Campeonato Brasileiro jogando contra o vencedor da Copa do Brasil. Considerando que esse campeonato deixou de existir no calendário feminino em 2016, com o Corinthians Audax (parceria que hoje não existe mais) sendo o último campeão.
A Supercopa Feminina é disputada por 8 times, começando já nas quartas de final, com jogo único e mando de campo sorteado. A participação dos times é com base na melhor colocação na Série A1 e na Série A2. Já em 2026 a competição terá os mesmos moldes do masculino, com o jogo único entre os vencedor do Brasileirão e da Copa do Brasil. Isso se deve à confirmação da CBF pelo retorno desse campeonato em 2025, sem premiação definida, com mais times e com início previsto para 14 de maio.
Os times participantes deste ano são: Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Real Brasília, São Paulo e Sport Recife. O confronto de abertura do campeonato será sexta-feira com Sport X São Paulo, mando do time do Recife, dia 7 de março às 21:30. No sábado tem Bahia X Cruzeiro e domingo os outros confrontos, Grêmio X Corinthians e Real Brasília X Flamengo. O vencedor de sábado enfrenta o ganhador da partida entre Corinthians X Grêmio. Assim, o vencedor do primeiro jogo enfrenta o Flamengo ou Real Brasília.


Reprodução: @brfeminino – Instagram
A Supercopa do Brasil Feminina teve início em 2022 e conta com um único vencedor. O Corinthians, tricampeão consecutivo do torneio, venceu o Grêmio, o Flamengo e Cruzeiro, respectivamente.
A final de 2024 teve, além do recorde de público da competição: 33.175 pessoas, um aumento da audiência da Globo em SP. De acordo com a matéria do Allan Simo na UOL e de dados consolidados da Kantar Ibope Media, a emissora conquistou média de 12 pontos e foi vista por 33% dos televisores ligados na região metropolitana de São Paulo durante o jogo.
O Grupo Globo transmitirá, com excluisvidade, todas as partidas da Supercopa Feminina. Os jogos passarão na Globo e no SporTV. Quem é assinante GloboPlay, também conseguirá assistir o campeonato pelo aplicativo ou site.