Gabriel Bortoleto na Fórmula 1: o novo capítulo do Brasil no automobilismo

Gabriel Bortoleto na Fórmula 1: o novo capítulo do Brasil no automobilismo

O Brasil volta a ter um piloto na principal categoria de automobilismo do mundo depois de 8 anos

Texto por Guilherme Marchi

Desde a morte de Ayrton Senna, os fãs brasileiros aguardam por um novo fenômeno brasileiro do automobilismo. Desde 1994, o ano do acidente de Senna, 14 pilotos brasileiros correram na Fórmula 1. Este seleto grupo está para aumentar com a chegada de um novo piloto na categoria.

O jovem brasileiro Gabriel Bortoleto será o 33º representante do Brasil na Fórmula 1, iniciando sua trajetória na elite do automobilismo em 2025 pela Sauber. O anúncio marca o retorno do país ao grid da categoria principal desde a saída de Felipe Massa, em 2017, e reflete uma ascensão meteórica impulsionada por talento, estratégia e um apoio significativo dentro do meio automobilístico.

O PERCURSO ATÉ A F1

Natural de São Paulo, Bortoleto iniciou sua carreira no kart, destacando-se em competições nacionais e internacionais. Sua estreia ocorreu em 2020, na Fórmula 4 Italiana, torneio no qual o atleta terminou em quinto lugar. No entanto, foi em 2023, pela Fórmula 3, que o brasileiro conquistou notoriedade ao vencer o campeonato como piloto da Trident. O título garantiu a ele um lugar na academia de desenvolvimento da McLaren e abriu portas para o piloto ingressar na Fórmula 2 em 2024.

Nesta nova categoria, o brasileiro mostrou o porque é uma das grandes promessas do automobilismo mundial, sagrando-se campeão da Fórmula 2 liderando o campeonato de ponta a ponta, em uma disputa que ocorreu contra o francês Izack Hadjar até a última corrida. Em entrevista coletiva após o título da F2, Gabriel agradeceu os torcedores brasileiros pelo apoio e ressaltou a força do Brasil dentro e fora das pistas: “Muita gente desconfiou que eu não ia conseguir quando estava na FRECA [Formula Regional European Championship by Alpine], mas ganhei a F3 e a F2 seguidas. A gente não desiste, é um povo que supera qualquer barreira. Obrigado a todos que me ajudam e me apoiam, esse título é para vocês. Isso mostra o quanto o Brasil é forte, e vou voltar a representar vocês na Fórmula 1”,  disse o campeão.

https://www.instagram.com/p/DDUMP0wNdTe/?img_index=1

OS DESAFIOS DA SAUBER

O desempenho de Bortoleto chamou a atenção da Sauber, equipe que será batizada como Audi em 2026, solidificando a entrada da equipe na F1. Segundo o diretor da Sauber, Mattia Binotto, em coletiva de imprensa em novembro deste ano, a decisão pelo brasileiro de 20 anos se deu por sua ascensão astronômica na base do automobilismo europeu. “Foi questão de escolher entre um calouro, ou um piloto mais experiente. Então pensando a médio prazo, a gente optou por um piloto jovem porque seria importante para nós seguirmos nesta jornada com ele – sendo também uma equipe jovem. Agora, por que Gabriel? Porque eu vejo o que ele está fazendo: ser campeão na temporada de estreia na F3 e liderar a F2 até o fim… São conquistas fora do comum e que mostram seu grande potencial. Eu assisti suas corridas, vi o jeito que ele pilota, e fui imediatamente convencido”, detalhou o CEO da Audi, empresa dona da Sauber.

Na temporada de 2025, Bortoleto dividirá a garagem com um dos nomes mais experientes do grid atual. Com 37 anos de idade e 227 GPs disputados, Nico Hulkenberg chega à Sauber em meio a um dos melhores momentos de sua carreira, tendo conquistado bons resultados com a Haas ao longo da temporada de 2024. Ambos chegam à Sauber após a saída de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou da equipe. Para Bortoleto, essa parceria pode ser proveitosa para o brasileiro, que poderá absorver muito da experiência do alemão para lidar com o carro e se firmar na categoria.

https://www.instagram.com/p/DCBhUukuf13/?igsh=MTRuNHl5amg4OTZ3aA==

UM FUTURO PROMISSOR

Em entrevista coletiva feita em novembro deste ano, o brasileiro acompanhou o desafio de se adaptar à nova categoria. “A gente sabe que não vai ser fácil no início, tem bastante trabalho a fazer, tanto do meu lado quanto do lado da equipe. Mas a gente está confiante de que as coisas vão dar certo, que a gente vai progredir juntos, tanto do lado deles com o carro, quanto do meu lado como piloto. Estou bem animado para isso. Vai ser uma jornada incrível e, se Deus quiser, de muito tempo na minha vida. Que eu traga sucesso para o Brasil”, disse o piloto.

A chegada de Bortoleto à F1 reacende as esperanças dos brasileiros em reviver a tradição de sucesso na categoria. Embora saiba que o início será difícil, a determinação e capacidade de aprendizado rápido de Gabriel Bortoleto são características que podem torná-lo um nome de destaque no futuro. Com apenas 20 anos e uma trajetória repleta de conquistas, Gabriel está determinado a deixar sua marca na história do esporte.

Editado por Lucas Cardamone e Mariana Lumy

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima